Desde que a Holanda surpreendeu o mundo com inovações táticas na Copa do Mundo de 1974, o futebol passou a buscar a compactação como um dos dogmas máximos do futebol. Atualmente, a escola espanhola é o maior exemplo. O fantástico Barcelona de Pep Guardiola e a campeã de tudo Espanha são os maiores modelos da atualidade. Por todo o planeta, treinadores buscam um chegar perto do melhor modelo de compactação.
Entre um treino e outro no Vitória, Paulo César Carpegiani cobra a compactação dos seus jogadores. Para ele, a compactação é uma alternativa para o sucesso do time. Carpegiani enfrentou a Holanda de 74 como jogador, na Copa do Mundo, mas o treinador prefere esquecer as escolas internacionais.
- A compactação é um grande segredo. Me peça um exemplo que eu não tenho para te dar. No futebol brasileiro eu não tenho exemplo nenhum. Vou ter que pensar bastante e não terei exemplo para passar. Eu tenho que pensar no futebol brasileiro porque, sinceramente, eu não tenho exemplo – disse.Além da dificuldade em achar exemplos no Brasil, Carpegiani diz que a compactação é algo muito complicado de ser alcançada. Para ele, o mínimo de compactação já fará do seu time uma equipe especial.
- É um estágio muito difícil de conseguir. É um amadurecimento grande para a equipe. Eu cobro muito e sei que dificilmente vamos alcançar isso. Quando tivermos um pouco, nós vamos ter uma bela equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário